Santa Isabel: O Estádio do Moto Club
O Estádio Santa Isabel, construído em 1906, foi o primeiro estádio da cidade de São Luís, é uma parte essencial da história do futebol no Maranhão. O estádio recebeu o nome da antiga Companhia Têxtil Maranhense, que tinha como nome “Fábrica Santa Isabel”, e situava-se no Canto da Fabril. O Estádio Santa Isabel foi um marco na história do Moto Club de São Luís, principalmente na década de 1940, considerados os anos dourados para o time motense.
O principal marco para o crescimento do Moto Club foi a passagem da administração da antiga fábrica têxtil das mãos de Nhozinho Santos, um dos principais responsáveis por trazer o futebol ao Maranhão, para a família Aboud, a partir dali o estádio passou a ser conhecido também como “Campo do Moto”.
Destaque na Imprensa Nacional
O Estádio Santa Isabel foi palco do inédito título de heptacampeão maranhense do Moto de 1944 a 1950, época em que o time motense tinha uma das melhores estruturas do Brasil, chamando a atenção da imprensa nacional. Em 1947 a revista Sport Ilustrado, uma das mais conceituadas publicações esportivas da época, publicou uma matéria sobre o Estádio Santa Isabel e a estrutura do Moto Club.
“O Estádio Santa Isabel é o mais completo do norte e nordeste do país” (Revista Sport Ilustrado, 1947)
Veja a matéria na íntegra da Sport Ilustrado:
UMA OBRA DE GRANDE VULTO DO ESPORTE MARANHENSE
“O Estádio. Santa Isabel é o mais completo do norte e nordeste do país” é o que afirmam brilhantes figuras do desporto nacional que nos têm visitado.
Esta praça de esportes fica situada na rua Osvaldo Cruz, no trecho compreendido entre o Orfanato de Santa Luzia e portão principal da Fabrica de Tecidos Santa Isabel, aliás um local que goza de grande facilidade de transporte apesar dos dois quilômetros que o separam do coração da cidade de São Luis.
Existem três portões que dão acesso ao estádio: dois, medindo quatro metros de altura por quatro de largura, que servem o público da arquibancada, das gerais, e das quadras de tênis, basquete e vôlei; e um, de tamanho menor, destinado á entrada dos sócios.
A parte onde se realizam as competições futebolísticas dispõe das seguintes localidades: arquibancada, cadeiras de pista e uma barreira que com as balisas que circundam o campo propriamente dito, são as gerais.
No andar superior, a arquibancada com oito degraus tem noventa metros de extensão; ali encontramos as sociais do Moto Club, tribuna das autoridades, a cabine da imprensa escrita e falada. Por cima ficam dois alto falantes e as instalações elétricas. No andar térreo acham-se localizados o Departamento Médico, sala de recreações, dormitórios, vestiários e aparelhos sanitários, amplificadora e bar. Esta arquibancada toda de cimento armado tem capacidade para duas mil pessoas e sua construção custou cerca de 300 mil cruzeiros.
No lado oposto fica a barreira que juntamente com as balisas acomoda o assistente que paga por uma geral. Um parêntesis: convém notar que essa barreira tem ligeira semelhança com a que existia (ou existe) no estadinho de Campos Sales no Rio, e dá aspeto pitoresco ao estádio motense. Ali serão construídos ainda este ano degraus de cimento, conforme é pensamento do presidente Cesar Aboud.
Por trás dessa parte vamos encontrar as quadras de tênis, basquete e vôlei que são a última palavra em técnica no gênero.
Constitui o Estádio Santa Isabel o maior fator do engrandecimento do esporte maranhense.
Toda essa obra magnífica deve sua realização ao dinamismo de um homem que não mede sacrifícios quando se trata de uma causa que vai beneficiar o Maranhão Esportivo
Cesar Aboud, o braço direito do desporto ateniense.
O dia em que o Moto proibiu as emissoras de rádio de transmitirem do Santa Isabel
Uma história curiosa envolvendo o Estádio Santa Isabel vem de uma nota oficial, datada de 6 de dezembro de 1949, publicada pelo Moto Club nos principais jornais em circulação na época, onde a diretoria motense proibia que as emissoras de rádio realizassem transmissões do Santa Isabel.
“Em virtude de uma nota deselegante irradiada ontem por elementos ligados à crônica desportiva local, e, no intuito de evitar a repetição de outros possíveis comentários inamistosos, vimos pela presente, tornar público que estão suspensas, provisoriamente, as irradiações de jogos no Estádio Santa Isabel.”
O triste fim do Santa Isabel
Com a inauguração do Estádio Nhozinho Santos em 1950, o Estádio Santa Isabel foi perdendo sua importância, pois o Nhozinho oferecia melhor estrutura e estava localizado praticamente ao lado do Santa Isabel. Já nos anos 1970, o polo fabril entrou em decadência e acabou sendo leiloado para pagamento de dívidas trabalhistas da antiga da fábrica e o estádio acabou sendo demolido. Hoje no lugar do antigo Estádio Santa Isabel, encontram-se os prédios do Ministério da Fazenda, Escola CEGEL e uma igreja evangélica.
Confira o Vídeo sobre o Estádio Santa Isabel: